quarta-feira, 28 de abril de 2010

Japão no Brasil - Brasil no Japão! Pagode, funk, jrock, samurais: tudo misturado.

Já há algum tempo eu estava com vontade de escrever aqui sobre um vídeo que ficou famoso no Youtube. Falo sobre Y-no: um grupo japonês de pagode. Sim, isso mesmo! E o melhor de tudo é que eles cantam em português.

O grupo, que ficou famoso não só pela ideia diferente, mas também pela letra da música "Querido meu amor", foi matéria do Fantástico na época do carnaval. Respondereu até a uma pequena entrevista. A banda toca nos seus shows com direito a cavaquinho e tudo.


Quem ainda não viu, que veja agora!




A letra é engraçada e um tanto desajeitada, mas é legal ver pessoas estrangeiras se esforçando para conseguir fazer algo que remete ao seu país.

Enquanto procurava por este vídeo pelo Youtube, acabei encontrando um outro vídeo de pagode no Japão por acaso. Este outro mostra japoneses no meio da rua tocando, cantando e dançando juntos.



Por fim, para não mostrar apenas o Brasil no Japão, procurei por mais um vídeo que retratasse um pouco da cultura japonesa no Brasil. A princípio achei este vídeo que fala sobre "escolas samurais" no  Brasil, mas tem também japoneses que se formaram em Português no Japão e levaram vários estilos da música brasileira para o seu país: música regional pernambucana, funk, bossa nova, samba e até mesmo boi-bumbá.

Além disso, tem Miyavi - cantor de jrock (rock japonês) - em São Paulo, karaoke etc. O vídeo faz parte de uma série de reportagens sobre o Japão, exibidas pelo Jornal da Record no ano em que a imigração japonesa ao Brasil completava seu centenário. Veja abaixo:



O que você acha da mistura de culturas entre os dois países?

Um comentário:

  1. Ah, droga, assim eu não consigo detestar o pagode. xD
    Mas o pancadão carioca eu não perdôo. Ainda bem que nem ficou parecido

    ResponderExcluir