segunda-feira, 5 de abril de 2010

rikaichan - tenha um dicionário no seu Firefox!

Olá, pessoal!


Há alguns dias postei aqui no site de japonês um tutorial para se escrever em japonês no Windows. Logo depois, postei também alguns sites de dicionários online. Desta vez trago algo a mais, além desses dicionários online. Continua sendo um dicionário, mas o mais prático de todos (na minha opinião).

O rikaichan é um complemento (espécie de plugin ou addon) do Firefox. Com ele habilitado, basta passar o mouse em cima de palavras escritas no idioma japonês que as traduções aparecem na mesma hora. Além dos significados em outros idiomas, aparecem também as classificações gramaticais daquela palavra (se é pronome, advérbio, verbo, adjetivo etc.).

Uma coisa interessante é que o complemento foi baseado em um site chamado RIKAI. Neste site é possível escrever o endereço de algum site em japonês e, logo depois, o site é todo traduzido para o inglês. Por isso o nome "rikaichan", que seria uma espécie de "rikaizinho" em português.

Primeiro de tudo: para poder usar o rikaichan é necessário ter instalado no seu computador o browser Firefox. Browsers são aqueles programas que usamos para ver sites. Se você ainda não tem o Firefox, baixe-o em http://br.mozdev.org/download/.


A praticidade do rikaichan reside em apenas passar o mouse em cima do que se quer traduzir e a tradução pipocar na tela em menos de um segundo. Claro que ele é mais limitado do que os outros dicionários online que vimos há alguns dias atrás, mas imagine só: você passa o mouse em cima de uma palavra e aparece uma janela inteira com ordem de traços dos ideogramas, listas de palavras, frases de exemplo etc. Muita informação para algo prático e portátil, certo?

O rikaichan é uma espécie de dicionário portátil. É como se você estivesse naquela aula ou conversa em japonês e precisa saber rápido o significado de uma palavra, pois sem ela não se entende nada da frase. Você iria querer abrir um dicionário de 5kg e procurar ou pegar o celular ou dicionário eletrônico, escrever a palavra e em segundos ter o que procurava? Fica aqui a dica. Use o rikaichan para situações mais corriqueiras.

Depois que você instalar o Firefox, ou caso já o tenha, acesso o site do rikaichan clicando em http://www.polarcloud.com/rikaichan/. Existem muitos links de instalação no site, mas você vai procurar apenas por dois. Um deles é o complemento em si (plugin/addon) do Firefox. Procure no site por "The main extension" (o complemento principal). No momento em que eu escrevia este post, a versão mais atual se encontrava em 1.09. Para baixá-la, você pode também clicar no link http://downloads.mozdev.org/rikaichan/rikaichan_1_09.xpi.

O outro arquivo que você deverá baixar é o dicionário em si. As palavras, traduções, significados, classificações gramaticais etc. Existem quatro dicionários no rikaichan: inglês, alemão, francês e russo. Em todos eles só é possível traduzir do japonês para estas línguas. Ou seja, se você pegar o dicionário Japonês-Inglês, só poderá traduzir palavras em japonês para inglês. Se instalar o dicionário Japonês-Alemão, só poderá traduzir palavras em japonês para alemão e assim por diante. No momento em que escrevia o post, a versão mais atual do dicionário era a 1.13 e se encontrava no site com o subtítulo "The main dictionary v1.13 (2010-01-17) (select one)" (o dicionário principal v. 1.13 (17-01-2010) (selecione um)).

Assim como o autor diz no site, até a versão 1.09 do rikaichan só era possível instalar um dicionário por vez. Ou seja, Japonês-Inglês, Japonês-Francês etc. Apenas um. Segundo o que é dito no mesmo site, a partir da versão 2.0 do complemento será possível instalar mais de um dos dicionários disponíveis. Por enquanto, escolha apenas um da lista.


Depois de instalar o complemento e o dicionário desejado, basta reiniciar o Firefox e pronto! Você já poderá traduzir instantaneamente quaisquer palavras que atrapalhem seu raciocínio em um texto japonês.

Espero que o rikaichan seja tão útil a vocês quanto é para mim. Ler e-mails em japonês nunca foi tão fácil! E, claro, se você souber de algum complemento do Firefox que seja útil como o rikaichan, não deixe de nos avisar.

Até mais, pessoal!

Um comentário: