domingo, 18 de abril de 2010

Lambada no Brasil e no Japão

Que brasileiro nunca escutou sequer uma vez na vida as músicas "Dançando lambada" ou "Chorando se foi"?
Cantadas pela banda franco-brasileira Kaoma, essas músicas já fizeram muito sucesso em nosso país. É dito que a lambada teve origem no Pará na década de 1970.

Não lembro quando, mas uma vez estava navegando pelo Youtube e descobri por acaso um vídeo de uma japonesa cantando e dançando a sua própria versão de "Chorando se foi"! Fiquei muito surpreso e gostei muito, claro. Tudo que mostra certa ligação entre Brasil e Japão me interessa, ainda mais coisas deste tipo que não vemos na TV todos os dias.

A cantora japonesa que criou as versões de sua terra se chama Akemi Ishii e, além de "Chorando se foi", também cantava em japonês a música "Dançando Lambada" com toques de português na letra.

Segue abaixo o clipe de "Chorando se foi". No seu repertório, a música ficou conhecida com o nome de "Lambada", como também é conhecida por muitos pelo mundo.



No vídeo seguinte, você pode ver o clipe oficial em português da banda Kaoma.



Já a versão de "Dançando Lambada" em japonês tem o nome um pouco maior: ダンサンドランバダ~夜に揺られて~. Em tradução livre, significa "Dançando Lambada - Rebolando à noite". Segue o vídeo de uma apresentação da cantora com seu grupo:



O Brasil e o Japão tem muito em comum, há ligações que nem imaginamos às vezes. E estas músicas nem são de hoje, com toda a globalização da Internet. O que será da relação nipo-brasileira em 20 anos? Com certeza muito mais coisas aparecerão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário