sábado, 24 de abril de 2010

As baleias e os japoneses

Foi lendo um texto do livro de japonês, com o mesmo título na língua nipônica (クジラと日本人), que resolvi falar um pouco sobre este assunto tão polêmico.

Segundo o autor, o Japão é muito criticado por causa de seu costume de usar a carne da baleia na culinária. O artigo levanta uma questão interessante: os países que criticam o Japão, hoje, como Estados Unidos e Inglaterra, no passado pescavam as baleias para extrair seu óleo - que tinha alto valor comercial. O óleo da baleia era utilizado na fabricação de sabonetes e margarinas, além de ser usado como lubrificante e combustível para iluminação.

Como o valor de mercado do óleo caiu e caçar baleias para este fim não era mais um bom negócio, muitos países abandonaram a prática. Países como o Japão e a Noruega, contudo, continuaram a sua caça pela carne da baleia. Hoje em dia o Japão divulga para o mundo que sua caça tem fins de pesquisa científica.

A cilada é: o que dizer para uma nação inteira cuja cultura de se alimentar da carne da baleia está arraigada desde tempos remotos? A crítica reside no fato de muitas espécies de baleias estarem desaparecendo e o Japão - país malvado - não se preocupar com isso. Vale lembrar que, por muito tempo, a fonte de proteína do povo japonês era a baleia.

No Brasil, é dito que a prática da pesca à baleia era feita com fins de usar o óleo como argamassa nas construções do século XVII ao século XIX. Apesar disso, há estudos que dizem haver controvérsias sobre esta afirmação.

Ainda segundo o artigo do livro, algumas outras críticas são feitas ao país do sol nascente. São elas: não se deve caçar baleias pois elas são mamíferos e não peixes; as baleias são seres divinos e devem ser respeitadas.


E você? Qual a sua opinião? Os países que criticam o Japão estão certos em atirar suas pedras por causa da caça "científica"? É estranho ou normal o fato de os países que adquiriam o óleo da baleia, depois de seu valor comercial cair, pararem de caçá-las e passarem a criticar as nações que caçam com outros fins? No lugar de proibir, não seria melhor delimitar meios de uma caça sustentável?

Pessoalmente, acredito que o caminho para o controle inteligente é sempre melhor. É muito mais fácil criticar as ações dos outros, sem olhar para os seus próprios feitos. Porém, sugerir um controle sustentável também depende do país cuja caça ainda continua. Ele aceitará os termos impostos pelos outros? É possível chegar a um consenso? Só o tempo dirá.

5 comentários:

  1. Eu acho que o mundo deveria se tornar vegan!!! Se possível, comer a menor quantidade possível de carne. Não recrimino quem come( até pq,de vez em quando num churrasquinho, eu estou lá repetindo o prato). Mas acho que as pessoas poderiam diminuir. Claro, que é difícil, tem-se que reeducar uma população inteira e entendo que em várias partes do mundo, não tem como viver sem comer carne. Como em países africanos, que é a única forma de subsistência dessas pessoas.
    Mas hj em dia, acho que não tem desculpa com algumas coisas. Problema que a Inglaterra, França e o escambau usavam óleo de baleia. Usavam, não usam mais. E numa pesquisa recente, em 2008, relatou-se que 95% dos japoneses raramente comíam carne de baleia e golfinho. Ou seja, é putaria dos japoneses. Aliás, antes dos pós-guerras, os japoneses raramente comíam carne de baleia.
    Eu só quero saber que 'meios científicos' são esses.Se eles já matam a baleia e não as mantém em cativeiro.
    Enfim, sou contra. Contra a touradas por ser ' cultural', contra matar animais pra fazer sacrifícios pq é 'cultural', por matar baleias e golfinhos que os próprios japoneses quase não consomem.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com quase tudo que vc falou, Ana.
    A única coisa que acho que difere nos nossos discursos é que não acho que se deva parar 100%. Não por ser cultural, mas por não fazer sentido parar com tudo de uma vez.
    Eu penso que comer a carne da baleia pode fazer parte da cadeia alimentar, bem como comer carne bovina, carne de peixe etc. Pra mim, o que é necessário é evitar a extinção.
    É a lei da natureza, e não estamos fora dela.
    Claro que se o consumo significar diretamente a extinção e for realmente necessário deter o consumo para parar a extinção, neste caso eu sou completamente a favor de que parem de comer. Até pq, como vc já comentou, eles não comem tanta carne de baleia assim.
    Quanto a parte dos meios científicos, eu também tenho minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a juventude japonesa praticamente aboliu a carne de baleia e de golfinhos do cardápio. Só são vendidas essas carnes em restaurantes caros, como comer "Caviar". Porém, é certo que, matar mais de 1.000 baleias por ano, com certeza não é para pesquisa científica...ahhh isso não é não, mesmo que o Sr.Glenn Inwood, Neozelandês, porta-voz da "empresa" pesqueira japonesa afirme categóricamente que o tal Instituto de Pesquisa Científica de Cetáceos, pesquisa esses animais capturados, retalhados e enlatados no próprio navio fábica...As Baleias e Golfinhos sacrificados em seus "Santuários" viram "sardinhas enlatadas" para satisfazer uma porção de idiotas cheios da grana em vários países principalmente da Ásia.
    É uma pesca comercial e predatória?...é sim...com certeza...
    Já existiu o canibalismo (cultura?), em alguns países da África já não se come mais macacos como antigamente (muitas espécies já foram extintas) cultura???...Matar a fome de um povo nada tem a ver com extinção de espécies...Gerar alimentos nada tem a ver com peça e caça predatórias, como as focas do Ártico, para fazer casado de 'MADAMES'...É isso, alimento não é cultura, é necessidade...

    ResponderExcluir
  4. Cultura não é um argumento forte o suficiente para justificar um ato deste porte. Aos que acham justo, digo: sigam caçando e depois que as baleias acabarem, reclamem com o papa ou com Deus para poderem manter sua cultura insustentável.

    É igual a desculpa americana de que não podem reduzir as emissões de poluentes pois "uma crise na economia americana seria ainda pior para o mundo". Oras, se não tiver mais mundo, para que é que vai servir a porcaria da economia deles mesmo?

    ResponderExcluir
  5. nao se contentam em comer arroz?legumes?frutas , ovos, so para sentir um gostinho diferente ir ali i matar uma baleia so para se deliciar???tenddo tantos outros alimentos disponiveis???..acredito que É uma grande covardia,principalmente por serem animais inteligentes i com lacos familiares,,,

    ResponderExcluir