sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dicionários de japonês online

Ontem mostrei aqui como fazer para escrever em japonês nos Windows XP e Seven.

Agora que você já tem o teclado nipônico funcionando no seu sistema, vamos tratar aqui onde consultar dicionários de japonês online - desta forma não é necessário fazer download de nada para o seu computador.

Escolhi 3 dos sites que mais uso: WWWJDIC, Denshi Jisho e Yamasa.

O WWWJDIC é um dos dicionários online de japonês mais antigos e um dos melhores. É também um dos mais completos. Na imagem seguinte podemos ver sua página principal:


Na imagem seguinte, fiz uma busca de exemplo: 家 casa em japonês.



Como podem ver, o dicionário mostra as leituras, diversos exemplos em frases e palavras soltas. Além disso, é possível ouvir a maioria dos exemplos do site falado por nativos! Na minha opinião, esta é a característica que difere o WWWJDIC de todos os outros dicionários. Além dos seus muitos exemplos.

O Denshi Jisho é um dicionário compacto e prático. Possui três opções principais: busca de palavras, busca de kanji e busca de frases. Todas as três buscas podem ser feitas em japonês ou inglês, como podem ver na imagem seguinte:


Aqui, procurei como exemplo a palavra house (casa, em inglês) para mostrar os resultados da busca de palavras em inglês.


Na minha opinião, o Denshi Jisho é ainda mais completo que o WWWJDIC em alguns aspectos: além de possuir links de busca de frases e informações específicas do kanji encontrado, ele possui também uma lista de links para buscar a palavra solicitada em sites externos (como Jgram, dicionário do Google, dicionário Goo, dicionário Yahoo etc.)

A imagem seguinte mostra a página de detalhes de um determinado kanji. Aqui procurei novamente por 家 (casa).


Como mostra a imagem, o site exibe uma lista de todas as leituras do kanji, traduções em vários idiomas, formação do kanji (radicais e partes do ideograma), classificações em listas de kanji etc.

Uma coisa curiosa é que o Denshi Jisho usa a database do WWWJDIC. A diferença é que o WWWJDIC possui ainda os exemplos em áudio. Para mim, um completa o outro.

O Yamasa possui muitas opções de busca. Vou tratar aqui apenas de algumas de suas ferramentas. Acredito que vendo o site e testando suas outras opções fica fácil fácil descobri-las.
Primeiramente, a página principal do Yamasa:


Na imagem anterior, podemos ver todas as opções oferecidas pelo Yamasa. Uma das coisas que mais me chama a atenção é a lista de kanji por ordem de aprendizagem nas escolas japonesas. Existe uma lista de kanji no Japão chamada 常用漢字 - ideogramas de uso diário. Esta lista é a ensinada nas escolas e compreende a grande maioria dos kanji usados em jornais, revistas, publicações etc.
Na imagem abaixo é possível ver a lista no site:


A seguir, podemos ver a página de buscas do Yamasa:


Por fim, clicando em algum kanji procurado. Por exemplo, vamos usar mais uma vez o 家. A seguinte página mostra as informações do kanji procurado:


Algo interessante do Yamasa é que o dicionário mostra, na página de informações de um kanji específico, três imagens: uma com o kanji escrito na "letra de imprensa"; o do meio mostrando a ordem dos traços (é uma animação); e o último mostra o kanji escrito à mão.


Espero que estes dicionários sejam úteis para aqueles aprendendo japonês. Num futuro próximo vou postar mais recursos da internet para usar no aprendizado do japonês! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário