sábado, 17 de abril de 2010

Refrigerantes no Japão

Olá!

Que o Japão é conhecido por muitos por ser o país do chá e do saquê já se vê muito por aí. O que não vemos tanto são informações dos refrigerantes neste país do outro lado do mundo.

Há um bom tempo atrás, em minhas procuras de vídeos pelo Youtube, acabei achando um comercial da Coca-Cola em japonês. O comercial era feito em computação gráfica, com personagens do jogo Final Fantasy 9. Se tem um refrigerante que tem os comerciais bem feitos, este com certeza é a Coca-Cola. E não falo isso só por ter sido por muito tempo meu refrigerante favorito. Eles tem um jogo de marketing muito grande e, diga-se de passagem, bem produzido.





Lembrando disso, hoje resolvi escrever um post sobre refrigerantes no Japão.
Não só a Coca-Cola, nosso conterrâneo Guaraná Antarctica também está na terra do sol nascente! O letreiro na latinha vem em caracteres japoneses. Na foto ao lado, uma latinha na versão nipônica e outra na versão tupiniquim.


Um terceiro refrigerante presente no Japão, bem como no resto do mundo, é a Fanta. No Brasil, acredito que os sabores mais comuns são de laranja e uva. Fiz uma pesquisa rápida sobre este refrigerante e descobri que vários países possuem alguns sabores característicos de Fanta em seu mercado. Por exemplo, no Japão existe a Fanta de banana com leite! Para quem não acredita, veja abaixo uma imagem da mesma:



Além de todos esses, existe também no Brasil e no Japão uma das principais concorrentes da Coca-Cola: a Pepsi! Assim como a Coca-Cola está para os comerciais mais bem feitos, a Pepsi está para as embalagens e latas mais bonitas na minha opinião. A Pepsi parece ter um estilo próprio, um design inovador. E o gosto que, claro, não é o mesmo que a sua concorrente. Cada um que escolha a sua preferida!

Para encerrar, uma última propaganda em vídeo da Coca-Cola. Sim, eu adoro propagandas de TV! E sim, eu adoro Coca-Cola. (apesar de não estar bebendo nos últimos tempos!)



Até a próxima!

2 comentários:

  1. Mas uma coisa que notei que às vezes barra os refrigerantes estrangeiros lá é o "Calpis" tanto o refrigerante quando o sem gás. ^^/ Fica a dica para dar uma procurada!!!

    ResponderExcluir