quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dicionário de Japonês-Inglês-Japonês no Nintendo DS


Vou falar hoje sobre um dicionário para Nintendo DS chamado 漢字そのまま楽引き辞典 (KANJI SONOMAMA RAKUBIKI JITEN).

O "Kanji sonomama" é extremamente útil para os estudantes de japonês que tem o Nintendo DS. Por causa da sua praticidade, pode ser usado em qualquer lugar sem a necessidade de carregar aqueles dicionários pesados e grossos na mochila.

Uma das coisas que mais me chama a atenção nele é a possibilidade de escrever os ideogramas ou palavras com a caneta do DS. Dessa forma fica muito mais fácil procurar por kanji desconhecidos que você não sabe nem a leitura nem o significado! Em um dicionário convencional, você precisaria procurar o ideograma pelo número dos traços, pelo radical... não que um dicionário impresso seja inútil, mas falamos aqui da praticidade.



Além de desenhar o ideograma, também é possível procurar escrevendo as palavrsa tanto no nosso alfabeto quanto nos silabários japoneses (hiragana e katakana). Para procurar no alfabeto, é necessário ser uma palavra em inglês. Como na imagem acima, podemos ver o resultado da busca por かえる, 帰る (KAERU) ou mesmo 帰. Depois que se procura por algum termo, aparece uma lista de palavras correspondentes àquela busca e o usuário escolhe a mais adequada.


Na imagem acima podemos ver um resultado para a busca por "apple". Seja em japonês ou inglês, o dicionário sublinha em vermelho o termo que mais se aproxima ao que a pessoa procurou.

Como o dicionário é voltado primeiramente a japoneses, algumas explicações e termos estão em japonês. Mas acredito que isso seja melhor ainda para os estudantes se obrigarem a ler e entender.


Nessa última imagem é possível ver o resultado de vários termos na busca pelo ideograma 帰. São muitos resultados, sinônimos, verbos, adjetivos... basta você escolher qual procura.


Acredito que o dicionário vale a pena ser testado por aqueles que estudam japonês! Existem outras opções extras também, como procurar palavras por páginas (como um dicionário impresso normal), histórico de buscas, relógio mundial (sim!)... mas são coisas que não fazem tanta diferença no quesito dicionário portátil. É possível, ainda, usar um teclado virtual para procurar entre os silabários ou nosso alfabeto.

Fica aí a dica pra quem quiser!

4 comentários:

  1. adorei saber, vou baixar e nunca mais vai sair do meu R4, muito util manaka!!!

    ResponderExcluir
  2. É útil mesmo =D É o melhor aplicativo de japonês no Nintendo DS, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Vou comprar um DS LX em setembro só por causa dos aplicativos pra aprender japonês.
    XD

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog e o conteudo , temho livros de Japones a venda .

    https://www.livrariaoriental.com.br/

    ResponderExcluir