quinta-feira, 15 de julho de 2010

Google IME

Você já ouviu falar sobre o Google IME?
Conforme vimos em um artigo anterior, existe há tempos o Microsoft IME. Este é um software de escrita acoplado ao Windows que torna possível a escrita de idiomas com caracteres diferentes do teclado ocidental - no nosso caso, o japonês.

Esses dias eu estava navegando e acabei descobrindo o Google IME. Ele nada mais é do que a versão do gigante de buscas online para a escrita japonesa no computador. O funcionamento é praticamente o mesmo, com um detalhe: o Google IME tem sugestões de palavras antes que você escreva. Ou seja, quando você escrever "おねがいし" ele completará para "おねがいします" ("por favor", em japonês).

O software ainda está em versão beta, mas vale a pena ser testado. Para baixar basta seguir os passos a seguir. O site está em japonês, mas a instalação é bem simples e rápida. Não é necessário cadastro!

Passo 1: Clique no botão azul no canto direito superior da página; (clique na imagem para ampliá-la)


Passo 2: Clique no botão esquerdo abaixo dos termos de contrato; (Concordar e instalar)


Passo 3: Aguarde o término do download e a instalação do Google IME;


Passo 4: Clique em Log off Now caso queira reiniciar o sistema operacional (Windows, Mac etc.) no mesmo momento para começar a usar o Google IME.



Para utilizar o Google IME, basta selecionar o teclado japonês no seu idioma de escrita. Para aprender como instalar o idioma japonês no seu teclado nos Windows XP e 7, basta ler este artigo do blog.

Um comentário: