terça-feira, 8 de junho de 2010

As baleias e os japoneses - 2

Quando postei sobre as baleias e os japoneses há um tempo atrás, esqueci completamente sobre um vídeo que assisti na TV uma vez sobre a caça às baleias no Japão feito pelo Greenpeace.

Não que eu ache que eles estão 100% certos em tudo o que fazem ou que eles são santos, mas esse vídeo foi uma das coisas mais bonitas que já vi com relação a "propagandas". Para quem tiver interesse, aí vai:



A qualidade é que não está perfeita, mas dá para assistir. O vídeo está em japonês, com legendas em inglês! Mostra um diretor de escola lembrando da sua infância pobre, quando não tinha o que comer a não ser carne de baleia. E, agora, ele não as via mais como antes.

E aí, o que acham? Greenpeace veio para ajudar mesmo ou não é bem assim que as coisas acontecem? Lembro que já vi uma reportagem mostrando dois ativistas do Greenpeace comendo carne de baleia e dizendo que era uma das melhores (senão a melhor) carnes que já tinham comido. Apesar disso, não creio que o fato de eles lutarem pela causa deva os fazer "mentir" para a câmera, não falando o que realmente acharam do gosto. Eu tenho uma boa visão do Greenpeace em geral, mas acredito que nenhuma "instituição" é imaculada.

Aliás, um pouco fora do tópico, mas nem tanto... Lembro de um fato engraçado: ano passado, quando eu cursava a aula de Literatura Portuguesa 2 na faculdade, a professora ficou presa em um engarrafamento por causa de um protesto de ativistas do Greenpeace na ponte Rio-Niterói. Foi muito engraçado vê-la chegar atrasada falando mal de tudo que via pela frente, hahah. Bons tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário