segunda-feira, 21 de junho de 2010

みんなの日本語 Minna no Nihongo

Quem estuda japonês provavelmente já ouviu falar sobre este livro. Na verdade, existe uma coletânea de livros da série Minna no Nihongo ("japonês para todos", em tradução livre e adaptada).

Vou falar um pouco sobre o livro principal da série. O Minna no Nihongo possui duas edições para japonês básico e uma recém lançada para o japonês intermediário. Este livro é um dos mais usados no ensino de japonês como língua estrangeira pelo mundo e até mesmo no Japão. Dizem que ele foi criado para trabalhadores no Japão que não sabiam japonês e, com explicações voltadas para o dia-a-dia da vida no país nipônico, teriam um modo fácil de aprender usando o mesmo.

Cada volume do Minna no Nihongo básico possui 25 capítulos. Suas páginas dividem-se em: 文型 (BUNKEI, frases padrão), 例文 (REIBUN, frases de exemplo), 会話 (KAIWA, diálogo), 練習A (RENSHUU A, item que mostra a formação de novas estruturas), 練習B (RENSHUU B, exercícios de fixação), 練習C (RENSHUU C, exercícios de prática oral) e 問題 (MONDAI). Esta última parte, o MONDAI, compreende exercícios de pergunta e resposta orais, compreensão textual, prática de uso de partículas, exercícios para completar orações etc. Resumindo: é um livro bastante completo que, se usado de forma adequada, pode ajudar muito na compreensão do japonês.

Outra coisa interessante do Minna no Nihongo é que ele é bem intuitivo. Não existem explicações em outro idioma (como inglês ou português) no livro principal, está tudo em japonês. Para aqueles que acharem necessário, existe um livro extra da série chamado de "Sidebook", com explicações gramaticais, tradução do vocabulário novo de cada capítulo e algumas informações culturais.

Existe também o DVD do livro, mostrando todas as situações dos diálogos de cada capítulo. Entre outras coisas, também há livros extras de produção de texto, exercícios, estudo de ideogramas etc. Em uma próxima oportunidade falo sobre outros!

Para os interessados, o livro pode ser comprado na Fonomag ou na Amazon.

Este é o livro que escolhi para meus alunos utilizarem. O progresso é ótimo e, terminando os dois volumes básicos, já é possível conversar sobre coisas do dia-a-dia. Vale lembrar que o nível de cada estudante varia de acordo com sua própria persistência e que há outros materiais tão bons quanto este. Eu resolvi escolher o Minna no Nihongo por juntar diversos aspectos do ensino em um livro só e também pela minha experiência com o mesmo.

8 comentários:

  1. Oi Raphael! tudo bom?
    Você acha possível aprender sozinho a apartir desse livro?
    Eu sou descendente e durante os 3 anos que passei no Japão aprendi umas coisas básicas como hiragana e katakana e também umas fráses do dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. k8 eu tenho total certeza de que pode aprender japonês sozinho... tipo eu aprendi só a falar japonês, porém cometi o pecado de parar de estudar ae eu esqueci tudo, to começando tudo do zero...

    ResponderExcluir
  3. Só o custo que e caro dos livros de rs140 a rs190 nas lojas no Brasil, gastei rs700 nos livros fora o frete em 6 livros.
    Escolas de idiomas que usam esse livro são muito boas na escolha para ensinar

    ResponderExcluir
  4. Olha quem eu encontrei por aqui...
    Hisashiburi!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho alguns a venda :

    https://www.livrariaoriental.com.br/

    ResponderExcluir