domingo, 8 de agosto de 2010

Eventos japoneses - Obon

O Obon [お盆 – Festival das Lanternas / Festival dos Mortos] é a ocasião em que os japoneses prestam homenagens aos antepassados. Tão importante quanto o ano novo, esta comemoração budista originária do século VII começa no dia 15 de julho em algumas regiões como Tokyo, Yokohama e Tohoku, e em 15 de agosto em Kanto, Chugoku, Shikoku e Kyushu. Esta diferença na data de início do obon se dá devido a mudança do calendário de referência para o Japão na Era Meiji, do lunar para o solar.

Acontece que na era Meiji, o calendário utilizado era o calendário Lunar e os três dias do evento aconteciam no equivalente a meados de Agosto no calendário Solar (gregoriano). Algumas regiões ainda comemoram a data como na época antiga, enquanto que outras passaram a comemorar conforme a época equivalente ao novo calendário (gregoriano).

Pessoas comemorando o Obon.

A semana do Obon, em meados de agosto, é uma das três maiores épocas de férias, acompanhada de uma intensiva atividade de viagens nacionais e internacionais. Equivale ao feriado de finados do Brasil.

Acredita-se que, nesses 3 dias, os espíritos voltam às suas casas, por isso é costume limpá-las e oferecer uma grande variedade de frutas e legumes aos ancestrais, colocando-os em frente aos butsudan (oratórios budistas). Além das comidas, flores e chouchin (lanternas de papel) completam os enfeites característicos dos altares. As fachadas das casas japonesas ganham lanternas chamadas mukaebon, para indicar o caminho dos espíritos, e os familiares visitam os antepassados nos cemitérios.


Butsudan.

Mas as comemorações vão além dos enfeites e orações. As principais atrações do Obon são o festival da dança de bon odori e o tooro nagashi:
    * Bon Odori [盆踊り]: é uma dança de boas vindas e de agradecimento aos antepassados.
    * Tooro Nagashi [灯籠流し]: cerimônia na qual chouchin (lanternas de papel) são colocados em rios com o objetivo de guiar os espíritos de volta ao outro mundo.

Lanternas nos rios indicam o caminho para os espíritos.

Existem grandes comemorações de Obon em vários locais fora do Japão, como Brasil, Malásia, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, principalmente em São Paulo devido a contingência de japoneses e seus descendentes, o festival acontece com apresentações de bon odori, bem como de taiko e shamisen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário