quinta-feira, 13 de maio de 2010

Músicas japonesas

Queria avisar que ultimamente estive completamente sem tempo de postar no blog, mas ele ainda vive!
Devido a preparação de aulas, além de dar essas aulas e assistir outras na licenciatura da faculdade, colação de grau e outras coisas mil, o tempo de escrever foi ficando cada vez mais escasso. Mas logo logo a coisa já deve voltar ao normal.

Hoje vou falar um pouquinho sobre músicas japonesas. Que o Japão está ocidentalizado em diversos aspectos ninguém discute. E a música não foge disso! Sem entrar em critérios aqui de a ocidentalização ser boa ou não, apenas levando isso como um fato real.

Há um tempo atrás, enquanto assistia a novela DARE YORIMO MAMA WO AISU (agora escrevi certo!), fiquei louco logo de cara com a música do vídeo de abertura dela. No começo achei no máximo "legal", mas foi só começar a escutar mais a melodia e as vozes dos cantores - sim, são vários vocalistas nessa música - que viciei. O que ocorre é que a música WAKUSEI TAIMAA (惑星タイマー no original) conta com as vozes de dois dos meus cantores japoneses favoritos (e um deles, até então, nem o nome eu sabia): Suga Shikao e Yamazaki Masayoshi.

Ambos os cantores tem uma "pequena história" própria para mim. Yamazaki Masayoshi é um cantor com uma voz única! Sinceramente, nunca ouvi uma voz como a dele. A primeira vez que escutei uma música sua, da qual gostei logo de cara, foi em um minicongresso de estudos japoneses aqui no Rio de Janeiro. O pessoal lá da faculdade, bem como pessoas de outros lugares, costuma participar desse encontro chamado KYOUSHIKAI que, em tradução livre, significa "encontro de professores". Nesse dia, uma professora palestrou sobre o uso da música na sala de aula de japonês. Não é que eu carreguei a música comigo dali em diante? Obrigado, Elisa sensei! Sério, esta foi uma das coisas que mais me estimulou com o estudo de japonês até hoje. As músicas costumam me estimular bastante para certas coisas e essa com certeza foi uma das minhas fontes de inspiração do japonês.

No caso do Suga Shikao, a história é um pouco menor, mas não menos importante. Apesar de eu gostar um pouco menos das músicas dele do que das músicas do Masayoshi. Conheci primeiro a música 19SAI (19 anos, em japonês), música que aparece no vídeo de abertura de um anime da época: XXXHolic, do grupo CLAMP. Na segunda temporada do anime, mais uma música de Shikao: Nobody Knows (Ninguém sabe, em inglês). Depois disso também gostei muito do Suga Shikao, mas acabei deixando um pouco de lado pois não me cativou tanto assim.

Quando escutava a WAKUSEI TAIMAA na abertura da novela, acabei reconhecendo as vozes dos dois cantores e de mais um que já tinha escutado uma vez ou outra. Procurei o vídeo no youtube e depois disso não parei mais de escutar. A música foi uma das coisas neste ano que mais me estimularam com japonês, substituindo um pouco o lugar do Yamazaki Masayoshi com a música Minuet.

Pois bem, essa música é parte do repertório de um grupo formado por cantores de uma mesma gravadora - Office Augusta. O nome da banda é FUKUMIMI (福耳, em ideogramas) e há alguns vídeos da mesma no youtube.

Falo com tanta empolgação aqui, mas de todos os cantores e bandas japoneses que já conheci até hoje (que não foram tantos, para dizer a verdade), a que mais gostei e escutei com certeza absoluta e sem sombra de dúvidas foi a banda The Pillows. Para mim, eles são os Beatles japoneses - agora já posso correr das pedras, haha. Sinceramente, eles são muito bons e sempre me empolgaram com suas músicas. Além de ser uma banda já clássica no país, tocam desde muito antigamente e possuem diversos álbuns. Eles merecem um post único um dia.

 The Pillows.

Além desses, para não dizer que só gosto de vozes masculinas, eu vinha escutando bastante durante um tempo a cantora Angela Aki (filha de um japonês com uma ítalo-americana). Ela tem ótimas músicas também e ótimas para se estudar japonês, diga-se de passagem. E o melhor: não tem aquela voz fininha característica de muitas cantoras japonesas! (Nada contra quem gosta, hahah! Tem umas que são escutáveis)

Termino este post com um video de Masayoshi, outro do Suga e, no fim, a música WAKUSEI TAIMAA da banda FUKUMIMI.


Yamazaki Masayoshi - Minuet

Suga Shikao - Nobody Knows

Fukumimi - Wakusei Taimaa

2 comentários:

  1. a voz de Yamazaki Masayoshi é mesmo incrível! Amo a música One more time, one more chance, é linda(OST de 5 centímetros por segundo)!:3

    ResponderExcluir