domingo, 24 de outubro de 2010

Let's Learn Japanese - Curso de Japonês televisivo

A internet é um grande depósito de materiais de estudo de japonês. Legais ou não, existem muitas coisas online que podem ajudar o estudante a melhorar seus resultados.

Mas uma coisa que eu nunca consegui, enquanto "estudante autodidata online", foi seguir um material sem um professor para me guiar. Acho que a internet é ótima por um lado: existem materiais diversos. O problema é saber qual usar, qual é o melhor para a sua aprendizagem, quais os pormenores de cada um etc. É para ajudar os aprendizes de japonês, nesse e em muitos outros casos, que me tornei professor particular de japonês (e ainda aspirante a tradutor, relações internacionais e guia turístico).

Nas minhas muitas buscas por materiais de japonês na internet, encontrei há uns anos atrás o curso televisivo "Let's Learn Japanese". O curso conta a história do Yan san, um estrangeiro que vai para o Japão à trabalho.

 Yan (personagem principal)

O interessante dele é que não vemos apenas o dia a dia do personagem principal, mas também tem uma professora por fora dessa história que dá aula com algumas coisas faladas pelo Yan durante seus afazeres. Além disso, há também três personagens de fora da história que dão exemplos extras.










 
Althaus sensei e outros personagens.

O curso é um pouco antigo. Não sei exatamente em que época foi feito, mas as imagens demonstram ser da década de 1980 ou 1990. Mas acredito ser bom ainda para uso em sala de aula, mesmo nos dias de hoje. Aliás, a qualidade do curso é atestada pela Fundação Japão, uma das maiores instituições no ensino de japonês no mundo.

Fica aqui a dica para alunos e professores utilizarem o curso em sala de aula. Há ótimos exemplos e a possibilidade de ouvir japoneses nativos falando, bem como de poder ver um pouco da cultura e das coisas existentes no Japão.

Fica aqui um pedaço do início do primeiro capítulo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário